A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, destacou nesta segunda-feira (3) o avanço do projeto “TJBA Mais Júri”, iniciativa que vem ampliando o número de sessões do Tribunal do Júri em todo o estado.
Segundo a magistrada, apenas em 2025 o TJBA já realizou mais de 1.400 sessões de julgamento, resultado do trabalho contínuo iniciado no ano passado. Para o mês de novembro — instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como o Mês Nacional do Júri — já estão agendadas 601 sessões.
“Com certeza, ao final do ano nós chegaremos a mais de 2.000 júris”, afirmou Cynthia Resende. Ela ressaltou que o aumento das sessões representa o compromisso do Poder Judiciário baiano com a celeridade processual e o combate à impunidade, especialmente em casos de feminicídio, crimes contra crianças, adolescentes e idosos.
A desembargadora enfatizou que o esforço do TJBA é também uma resposta à sociedade, reforçando a confiança no sistema de justiça. “O Poder Judiciário está atuando para reprimir crimes graves e mostrar que quem comete um crime será julgado e punido”, concluiu.

