Nesta segunda-feira (27), o presidente da Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM), Henrique Carballal, revelou que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou interesse em uma área de grafita pertencente à empresa estadual. A informação foi comunicada pelo Ministério de Minas e Energia ao governo baiano.
“A gente recebeu uma ligação do Ministério de Minas e Energia que o governo do presidente Trump teria inclusive citado a CBPM. Eles estavam interessados numa área de grafita da CBPM”, revelou Carballal. A declaração aconteceu durante a abertura da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2025), no Centro de Convenções de Salvador.
O presidente da companhia aproveitou para esclarecer que o potencial mineral da Bahia vai muito além das terras raras, tema que tem dominado as discussões sobre mineração estratégica.
“Ao contrário do que as pessoas imaginam, não é só terras raras, que não são nem terras, nem raras, mas existem muitos minerais da CBPM. A Bahia é o grande celeiro desse processo no nosso país, no mundo, na verdade”, afirmou.
Na oportunidade, Carballal detalhou o portfólio mineral do estado. “A Bahia possui características que Deus, os orixás, as entidades, os encantados nos permitiram ter um subsolo de tamanha riqueza com diversidade mineral”, disse.
Além disso, o presidente da CBPM enumerou os principais ativos minerais sob responsabilidade da CBPM. “Nós possuímos 64 áreas da CBPM de terras raras. Nós possuímos áreas de níquel, cobre e cobalto, nós possuímos áreas de titânio, nós possuímos áreas de fosfato, nós possuímos áreas de vanádio. Nós possuímos todos os minerais da transição energética”, destacou.
Carballal manifestou confiança na capacidade da Bahia não apenas de possuir recursos minerais, mas de desenvolver toda a cadeia produtiva. “Nós temos a convicção de que a Bahia tem esse momento como o momento único de mostrar para o mundo a capacidade não só de possuir no subsolo esses minerais, mas de ter a competência de criar as condições para extração, processamento e desenvolvimento desses minerais em nosso estado”, afirmou.
Por fim, o gestor voltou a creditar o momento favorável do setor à gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Esse evento é uma demonstração nítida do quanto a gestão do governador Jerônimo compreende a importância da mineração como locomotiva de desenvolvimento econômico”, concluiu.

