Nesta segunda-feira, 27, o presidente da Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM), Henrique Carballal, atribuiu o sucesso da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2025), que acontece no Centro de Convenções de Salvador, à visão estratégica do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o setor mineral voltado para a transição energética.
“O governador Jerônimo tem a clareza do momento que o mundo vive, a crise climática, a emergência climática, nos coloca na necessidade da gente construir as políticas para o desenvolvimento da mineração focada na transição energética”, afirmou Carballal em entrevista à imprensa.
Na ocasião, o presidente da CBPM destacou a formação acadêmica do governador como diferencial para compreender a importância estratégica do setor. “Com a inteligência que ele deu e que ele acumulou ao longo dos anos de professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, ao longo desse período, ele teve o conteúdo necessário para apontar para a mineração com esse foco”, disse.
Além disso, Carballal ressaltou que a política mineral implementada pelo governo estadual tem atraído atenção internacional. “Nós, então, conseguimos empreender esse movimento, estamos realizando com sucesso esse movimento a ponto de hoje a gente ter os olhos do mundo inteiro voltados para a Bahia”, afirmou.
O presidente da companhia destacou o tamanho recorde da Exposibram 2025 como prova desse interesse. “Esse evento aqui é uma demonstração disso, o gigantismo que é esse congresso. Nunca esse centro de convenções foi tão ocupado, três áreas na área de estacionamento foram criadas para poder abrigar os estandes”, revelou.
Carballal atribuiu essa demanda extraordinária ao protagonismo da Bahia no setor mineral. “A fome que o setor mineral tem hoje graças ao que a Bahia vem produzindo, ao que a Bahia vem apontando para o mundo da importância da mineração para o desenvolvimento da economia e principalmente focado na transição energética”, finalizou.

