A Prefeitura de Feira de Santana deu mais um passo importante na inclusão educacional ao entregar, nesta segunda-feira (20), óculos inteligentes OrCam MyEye para alunos com deficiência visual e baixa visão severa da rede municipal de ensino. A iniciativa foi anunciada pelo secretário de Educação e vice-prefeito do município, Pablo Roberto, em publicação no Instagram.
“Tem tecnologia mudando vidas na rede municipal! Hoje entregamos os óculos inteligentes OrCam MyEye para alunos com deficiência visual e baixa visão severa da rede municipal de ensino. Esses óculos leem textos, reconhecem rostos, cores e objetos. E o melhor: devolvem autonomia e liberdade a quem mais precisa”, afirmou o secretário.
O dispositivo, considerado um dos mais avançados em acessibilidade para pessoas com deficiência visual, funciona acoplado a óculos comuns e permite que o usuário escute, por meio de um pequeno fone, a leitura de textos impressos ou digitais. Ele também reconhece rostos, identifica cores, produtos e cédulas de dinheiro.
A entrega faz parte de um conjunto de ações da Secretaria Municipal da Educação para promover a inclusão e garantir igualdade de oportunidades no processo de aprendizagem. A gestão destaca que o uso da tecnologia tem o objetivo de proporcionar mais independência aos estudantes e melhorar sua participação nas atividades escolares e sociais.
Com essa iniciativa, Feira de Santana se junta a um número ainda restrito de municípios brasileiros que investem em tecnologia assistiva de ponta para alunos da rede pública.

