O presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Moacyr Neves, marcou presença no Prêmio de Jornalismo – Mineração e Sustentabilidade, lançado pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) nesta sexta-feira (22). Ele destacou a importância da iniciativa.
“A ideia do Prêmio é exatamente permitir à sociedade baiana o acesso a uma informação de qualidade sobre a produção mineral no estado e os desafios vencidos para garantir a preservação do meio ambiente e o futuro do planeta. Quanto mais qualificarmos o jornalismo para cobrir essa área da nossa economia, melhor”, destacou Moacyr em entrevista concedida à imprensa.
O gestor pontuou que o tema ganhou importância maior porque atualmente está no centro dos debates geopolíticos mundiais. “Para se ter uma ideia, as chamadas terras raras, fundamentais para a produção de chips de inteligência artificial, estão presentes em grande quantidade na Bahia, que é um dos estados brasileiros com maior reserva desses recursos”, enfatizou o presidente do Sinjorba.
Por fim, Moacyr Neves falou que foi identificada a necessidade de “trazer a Bahia para o centro do debate sobre mineração”. “Com o prêmio, vamos oportunizar que diversos setores da sociedade tenham acesso a conteúdos jornalísticos qualificados, tratando da produção mineral de forma crítica, responsável e transparente”, finalizou.

