Nesta quinta-feira (21), o deputado federal Dal Barreto (União Brasil-BA) afirmou que vai atuar pela derrubada do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que impede o aumento do número de cadeiras na Câmara dos Deputados de 513 para 525. A declaração aconteceu em entrevista concedida na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Caso o veto seja mantido, a Bahia perderá duas vagas na Câmara, passando de 39 para 37 parlamentares, além de seis cadeiras na Alba. Para Dal Barreto, a medida penaliza o estado e reduz sua representatividade política.
“A Bahia não pode perder duas vagas no Congresso Nacional, até porque se isso acontecer, a gente vai perder representatividade e recursos para os municípios. Não é justo que sejamos penalizados. Eu acho que a gente vai derrubar, sim, o veto, para que a Bahia continue com a força que tem com os 39 deputados federais e os 63 deputados estaduais representando o povo baiano”, ressaltou Dal Barreto.
Federação União Progressista
Na oportunidade, o deputado também comentou a oficialização da Federação União Progressista, que reúne o União Brasil e o Progressistas em um mesmo bloco político. A formalização ocorreu na quarta-feira (20), em Brasília.
Para o parlamentar, a iniciativa representa um marco na política nacional e terá reflexos diretos na Bahia. “Com certeza é uma federação histórica no Brasil, a maior agremiação política já vista em todos os tempos, que vai buscar juntar forças para melhorar a vida do povo brasileiro e, consequentemente, a vida do povo baiano”, completou Dal Barreto.
