A deputada Ivana Bastos (PSD), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), anunciou nesta terça-feira (19) que a Casa se integrará a uma mobilização nacional para tentar derrubar o veto presidencial que reduz o número de deputados federais e estaduais em diversos estados, incluindo a Bahia.
Ivana destacou que a medida prejudica diretamente a representação política do estado. “A Bahia perde dois deputados estaduais e dois deputados federais sem nenhuma justificativa plausível. Não há economia financeira que justifique essa redução. É um retrocesso para a nossa representatividade”, disse a deputada em coletiva de imprensa.
A ALBA receberá, na próxima quinta-feira (22), a comitiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), composta por 19 parlamentares de diferentes estados. O objetivo é organizar uma força-tarefa para pressionar pela derrubada do veto.
Além disso, a deputada ressaltou que a decisão é de competência federal, mas enfatizou a importância de defender os interesses da população baiana. “Esse é um projeto que não depende da Assembleia da Bahia, mas vamos fazer a nossa parte e lutar pela representatividade do nosso povo”, concluiu.

