O governador Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou, nesta segunda-feira (4), após reunião com representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), que a Bahia saiu praticamente sem benefícios na recente revisão do “tarifaço” promovido pelo governo dos Estados Unidos.
“Os produtos que foram excluídos da lista com taxação de 50% não fazem parte da nossa pauta principal de exportação. Setores como o de pneus, frutas, cacau e ferro continuam sendo duramente atingidos. Precisamos fortalecer a voz da Bahia”, destacou Jerônimo em entrevista concedida à imprensa.
O governador disse que um documento oficial com as demandas do setor produtivo baiano foi apresentado ao vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, que participou do encontro de forma virtual.
“Esse material é fruto do grupo de trabalho criado há 15 dias, e será levado por mim a Brasília amanhã. Também será pauta da reunião do Conselhão, onde os governadores do Nordeste levarão suas preocupações diretamente ao Governo Federal”, explicou.
Por fim, Jerônimo defendeu a exclusão completa dos produtos baianos da lista tarifária e, caso isso não seja possível, uma redução significativa da alíquota imposta pelos EUA. “O objetivo é garantir a competitividade da nossa produção e preservar empregos e arrecadação”, concluiu.

