Salvador, 27/11/2025 18:16

Salvador

Secretário Pablo Barroso destacou o impacto estratégico do novo projeto da empresa Galvani na Bahia

Pablo Barroso
Pablo Barroso – Foto: PAOP
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow
publicidade
728-X-901

O impacto estratégico do novo projeto da empresa Galvani na consolidação da cadeia produtiva do agronegócio baiano foi um dos assuntos abordados pelo secretário estadual de Agricultura da Bahia, Pablo Barroso, nesta quarta-feira (30). 

Durante o evento de apresentação da companhia, promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Barroso celebrou o avanço rumo à autonomia na produção de fertilizantes e o fortalecimento da agricultura familiar.

“A Galvani traz para a Bahia o que há de melhor no Brasil e no mundo em tecnologia, com respeito ao meio ambiente, geração de emprego e renda, e fortalecendo toda a nossa economia. Isso representa um salto para a agricultura e a pecuária baiana, que passam a contar com fertilizantes de qualidade produzidos aqui mesmo, mais próximos do campo”, afirmou o chefe da pasta à imprensa.

Além disso, Barroso elogiou a política de atração de investimentos do Governo da Bahia, destacando o papel da CBPM, da FIEB e do governador Jerônimo Rodrigues. “Empresas sérias como a Galvani se instalam aqui por conta de um ambiente institucional que respeita o meio ambiente e valoriza o desenvolvimento sustentável. Já estão presentes em Campo Alegre de Lourdes e Luís Eduardo Magalhães, e agora, com a nova unidade em Irecê, ampliam ainda mais sua presença no estado”, ressaltou.

O Projeto Irecê, da Galvani, promete tornar a Bahia autossuficiente na produção de fertilizantes fosfatados, com capacidade para atender até 30% da demanda das regiões Norte e Nordeste. Além disso, prevê a doação de 10 mil toneladas anuais de calcário para a agricultura familiar e a geração de mais de mil empregos.

Barroso destacou: “A agricultura familiar será diretamente beneficiada com o acesso a insumos de qualidade e menor custo logístico, o que fortalece o pequeno produtor e toda a cadeia produtiva no interior do estado”.

O evento, realizado na sede da FIEB, reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes da sociedade civil, marcando um novo capítulo para a mineração e o agronegócio na Bahia.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade