Presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal falou sobre o potencial transformador do Projeto Irecê, da Galvani, empresa nacional com mais de 50 anos de atuação no setor de fertilizantes fosfatados, essenciais para o fortalecimento da agricultura brasileira, que foi apresentada nesta quarta-feira (30).
“Aqui não estamos falando apenas de um projeto para a Bahia, mas de um empreendimento que vai interferir diretamente no desenvolvimento nacional. O Centro-Norte e o Nordeste brasileiro vão se beneficiar com a produção local de fertilizantes fosfatados, que hoje ainda dependem da importação”, disse Carballal em entrevista concedida à imprensa durante evento realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), na sede do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em Salvador.
Na ocasião, foram apresentados os detalhes da nova unidade de mineração da Galvani em Irecê e da expansão da planta industrial em Luís Eduardo Magalhães. Juntas, essas ações prometem tornar a Bahia autossuficiente em fertilizantes fosfatados, atender cerca de 30% da demanda das regiões Norte e Nordeste e gerar mais de mil empregos diretos e indiretos. Além disso, está prevista a doação anual de 10 mil toneladas de calcário para a agricultura familiar.
Henrique Carballal também abordou a importância de preparar o setor produtivo baiano para as oportunidades que surgirão com o avanço da mineração no estado. “É preciso que nossas empresas estejam capacitadas para atender aos padrões exigidos por grandes grupos como a Galvani, que é uma empresa de capital aberto e atua com regras rigorosas de contratação. Nosso desafio agora é qualificar nossa economia e nossos fornecedores locais para se inserirem nessa cadeia de valor”, ressaltou.
O presidente da CBPM também comentou com entusiasmo sobre a participação da Bahia na maior feira de mineração do mundo, programada para os próximos meses. !Já temos mais de 30 mil congressistas inscritos de várias partes do planeta. A Bahia vai mostrar sua força nesse setor, com participação cultural também – teremos shows com Bell Marques, Luiz Caldas, Timbalada, Targino Gondim e muito mais”, finalizou.
O evento foi acompanhado por empresários, representantes da indústria, do governo e da sociedade civil, consolidando a expectativa de que a mineração baiana ocupe um papel estratégico no desenvolvimento regional e nacional.

