Salvador, 27/11/2025 18:28

Salvador

Roberta Santana destaca trajetória histórica da Sesab e os avanços conquistados no sistema de saúde pública da Bahia 

Roberta Santana
Roberta Santana – Foto: PAOP
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow
publicidade
728-X-901

A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou, nesta terça-feira (29),  a trajetória histórica da pasta e os avanços conquistados no sistema de saúde pública do Estado. Para ela, a data não representa apenas uma marca institucional, mas sim o fortalecimento do compromisso da Bahia com o cuidado às pessoas. 

“É um momento de muita alegria participar do centenário de uma pasta que representa o cuidado com a vida. A Bahia foi pioneira, criou a primeira secretaria de saúde do Brasil em 1925, e desde então vem reafirmando seu compromisso com a população. Este é um evento de reconhecimento, não só aos 47 secretários que passaram, mas sobretudo a todos os trabalhadores e trabalhadoras do SUS que fazem a saúde pública acontecer todos os dias”, disse, durante as comemorações dos 100 anos da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em Salvador.

Roberta aproveitou para celebrar a entrega do Memorial da Saúde da Bahia, inaugurado no evento, e a homenagem a 22 profissionais de diferentes áreas da saúde, alguns com mais de 50 anos de dedicação ao serviço público. 

“Reconhecemos maqueiros, médicos, técnicos, motoristas, enfermeiros… profissionais que representam a força do SUS baiano. Eles são o motor de toda essa estrutura que movimenta e transforma a saúde no nosso estado”, afirmou.

Além disso, ela também destacou a importância da humanização do atendimento e a transformação de unidades como o antigo Hospital Couto Maia. “Transformamos um hospital de isolamento em um hospital de cuidados até o fim da vida, com dignidade e afeto. Isso é o SUS que queremos construir: um SUS humano, acolhedor e eficiente”, disse.

Por fim, Roberta apontou para o futuro da saúde na Bahia, com foco em tecnologia e inovação. “Estamos investindo em saúde digital, diagnóstico precoce e redes mais integradas. Comemoramos olhando para frente, com os pés no presente e os olhos no futuro”, concluiu.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade