Durante o evento comemorativo de 100 anos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta terça-feira (29), o deputado federal Antônio Brito (PSD-BA) afirmou que a relação entre o PSD e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) é sólida, pautada por respeito institucional e alinhamento em torno das entregas para a população baiana.
O parlamentar, que é líder do PSD na Câmara dos Deputados, evitou antecipar o debate sobre a formação das chapas para 2026 e destacou que as decisões eleitorais da legenda serão tomadas no momento oportuno pelo presidente estadual do partido, o senador Otto Alencar.
“A relação do PSD com o governo é muito boa, tanto na esfera federal quanto estadual. Todos nós temos uma excelente interlocução com o governador Jerónimo. Isso é um indicativo importante para 2026, mas as decisões sobre candidaturas serão conduzidas, no momento adequado, pelo nosso presidente Otto Alencar”, afirmou, em conversa com a imprensa.
Na oportunidade, Antônio Brito minimizou antigos embates politicos entre figuras do PSD e do governo estadual, indicando que, no cenário atual, o foco está voltado para a gestão e as ações públicas.
“Se existiu alguma rixa no passado, ela está paralisada. O que existe hoje é uma relação institucional. O governador e o prefeito Bruno têm dialogado, e as decisões políticas para 2026 serão tomadas em 2026. Agora estamos tratando de governo, de políticas públicas e de resultados para a população”, declarou.
O parlamentar foi questionado sobre o apoio do PSD ao governador Jerónimo Rodrigues nas próximas eleições, mas preferiu reforçar o caráter programático da relação entre as duas frentes. “O partido está presente no governo com secretarias importantes, e a presidente da Assembleia Legislativa é do PSD. Temos uma base forte e uma atuação coerente. Essa construção será debatida com maturidade no tempo certo, pontuou.
Além disso, Brito comentou a preocupação do partido com os impactos das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, como aço, agropecuária e exportações da indústria aeronáutica. Ele afirmou que o tema será pauta de uma reunião com representantes do governo federal ainda nesta semana.
“Mesmo durante o recesso, estou atuando como líder do PSD. Nesta quarta-feira (30), terei uma reunião com autoridades do governo federal para tratar do impacto da tarifação anunciada pelos EUA, inclusive com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Precisamos compreender o tamanho do problema e articular ações conjuntas com outros líderes e, se necessário, com o presidente da Câmara, após o recesso parlamentar”, explicou.
Por fim, o deputado reforçou que, mesmo em meio ao período de recesso, a atuação institucional e política segue ativa. “Os desafios não tiram férias. Nosso papel é garantir que o Brasil defenda seus interesses econômicos e produtivos com firmeza, e o PSD está atento a essa missão”, concluiu.

