Salvador, 13/01/2026 05:55

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Brasil

Wilson Cardoso quer equilíbrio e diálogo para evitar prejuízos com possível imposição de tarifas pelos Estados Unidos

Wilson Cardoso
Wilson Cardoso – Foto: PAOP
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

Wilson Cardoso, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), demonstrou preocupação com a possível imposição de tarifas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, especialmente do agronegócio. Em conversa com a imprensa nesta quarta-feira (23), ele pediu equilíbrio e diálogo para evitar prejuízos ao setor produtivo. 

Durante o lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026, realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no Parque de Exposições, em Salvador, Cardoso pontuou que a incerteza em torno da tarifação tem gerado apreensão entre produtores rurais e gestores municipais.

“Estamos a menos de 10 dias de uma definição sobre a tarifação. O que não pode acontecer é isso virar uma disputa política entre o governo atual e o ex-presidente. É um momento sério, que o Brasil precisa resolver de forma responsável. O agronegócio é quem mais vai sofrer”, disse.

O presidente da UPB destacou que é preciso que o setor produtivo se una ao governo federal para enfrentar o desafio e buscar soluções conjuntas. “Essa taxação, da forma como foi anunciada, pode prejudicar muito quem produz, quem gera emprego e quem sustenta a balança comercial do país. Mas acredito que haverá bom senso na mesa de negociação. O Brasil vai continuar crescendo, e exportando, porque o caminho é o diálogo”, afirmou. 

Além disso, Wilson Cardoso destacou a importância do evento do Plano Safra, que prevê investimento de R$ 35 milhões por ano, ao longo de três anos, para beneficiar mais de 300 agroindústrias ativas na Bahia.

“Quando a agricultura familiar produz, a cidade cresce. Este é um evento muito importante para a Bahia, que tem feito grandes investimentos no campo. A entrega de máquinas fortalece os municípios, desenvolve a economia e gera oportunidades para quem mais precisa”, celebrou.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
EMBASA JANEIRO DE 2025
publicidade