O deputado estadual Robinson Almeida (PT) criticou a atuação da Prefeitura de Salvador no enfrentamento dos problemas de transporte e destacou os avanços promovidos pelo Governo do Estado na área da mobilidade urbana. A declaração aconteceu nesta segunda-feira (21), durante a solenidade de autorização de novos atos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na capital baiana.
Robinson classificou o VLT como uma ferramenta essencial para melhorar o deslocamento da população, especialmente na Cidade Baixa e no Subúrbio Ferroviário. “Todas as pesquisas sobre Salvador apontam deficiência no transporte. A Prefeitura, infelizmente, não conseguiu, ao longo dos últimos anos, resolver a mobilidade do povo de Salvador”, disse o deputado à imprensa.
O parlamentar lembrou que o Governo do Estado já entregou um dos maiores metrôs do país e que o projeto do VLT avança em ritmo acelerado. “O trecho que liga a Calçada até São Joaquim já está com mais de 20% concluído, e também seguem as obras da ligação de Paripe até Águas Claras. Agora, uma grande novidade: a ligação da Calçada com o Comércio”, destacou.
Robinson disse que o VLT vai transformar o transporte público na cidade. “Esse VLT vai revolucionar a mobilidade urbana nessa região da Cidade Baixa e do Subúrbio, integrando aos demais modais. Creio que ele vai resolver o problema de transporte que a prefeitura não conseguiu enfrentar nos últimos anos”, concluiu.
A nova etapa autorizada pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, inclui o aditivo contratual do Lote 1 do VLT e o lançamento do edital de sinalização e telecomunicações dos lotes 1, 2 e 3.
