O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta segunda-feira (21), que apenas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode tirá-lo do cargo. A declaração foi dada durante evento para assinatura de aditivos do VLT de Salvador.
“Desde de janeiro de 2023, que eu vejo matérias falando que eu vou sair, que vou para outro ministério. Só tem uma pessoa que me nomeou e que pode me mudar de lugar, que é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eu não vou dar atenção para essas notas de blog, ou então eu não vou conseguir trabalhar”, disse o ex-governador da Bahia.
Recentemente, houve a sinalização de uma possível mudança de ministério do senador Renan Calheiros Filho (MDB), que trocaria a pasta dos Transportes pela Casa Civil da Presidência da República, possibilidade admitida inclusive por Lula, que busca retomar a governabilidade a partir da melhora no relacionamento do governo com o Congresso.
Na oportunidade, Rui Costa disse que só vai tomar alguma decisão sobre saída da pasta federal, caso se candidate a algum cargo eletivo em 2026. “Desde janeiro de 2023 até abril de 2026, sigo trabalhando firme. A partir daí eu vou decidir, caso eu me candidate a qualquer cargo”, finalizou.
