O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, falou sobre a importância da ExpoTech 2025 como um instrumento fundamental para o fortalecimento da indústria química baiana. Com o tema “Indústrias do Nordeste Reunidas: Expandindo Horizontes”, a 7ª edição do evento será realizada nos dias 21 e 22 de julho, no SENAI Cimatec, em Salvador.
Segundo Carlos Henrique, a feira tem cumprido o papel de aproximar empresas locais de fornecedores estratégicos do Brasil inteiro, principalmente nas áreas de cosméticos, saneantes e tintas.
“A indústria precisa de eventos como a ExpoTech. A principal função da feira é justamente essa: conectar a cadeia de fornecedores à indústria. Isso é crucial principalmente para as pequenas e médias empresas, que têm dificuldade de acesso a esses parceiros, muitos deles sediados fora da Bahia”, disse o presidente em conversa com a imprensa nesta quarta-feira (16) durante o lançamento do evento.
Para ele, o crescimento do evento também tem gerado reflexos regionais positivos, atraindo a participação de indústrias de outros estados do Nordeste, consolidando a ExpoTech como uma plataforma de negócios e inovação.
“O crescimento da ExpoTech tem feito com que o evento passe a atrair, inclusive, indústrias de fora da Bahia. A realização no Cimatec, com toda sua estrutura, aproxima a cadeia produtiva baiana da cadeia nacional de fornecedores”, destacou.
Em sua 7ª edição, o evento reúne 83 expositores e deve receber mais de 2 mil visitantes, entre empresários, profissionais da indústria, fornecedores e representantes institucionais. Este ano, a feira passa a ter abrangência regional, com foco na integração das indústrias de todo o Nordeste.
A ExpoTech oferece rodadas de negócios, painéis, lançamentos de produtos, atividades de capacitação e conexões estratégicas, com ênfase em inovação e sustentabilidade.
Complementando a programação, no dia 23 de julho será realizado o TechLab, evento técnico voltado a profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) das micro, pequenas e médias indústrias, com treinamentos práticos e estudos de aplicação focados em soluções sustentáveis e de alto valor agregado.
A ExpoTech e o TechLab são promovidos pelo Sindicato de Saneantes da Bahia (Sinsab) e pelo Sindcosmetic, com correalização do Sebrae-BA e patrocínio do Governo Federal, Banco do Nordeste, SESI e SENAI. O evento conta com o apoio da FIEB e do SENAI Cimatec.
