O deputado estadual Rosemberg Pinto foi eleito presidente do Partido dos Trabalhadores em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta segunda-feira (7). O parlamentar comentou, em conversa com a imprensa, o resultado do Processo de Eleições Diretas (PED).
A definição pela unidade ocorreu após articulação da direção estadual da sigla, que buscou a pacificação entre as lideranças locais para fortalecer o partido na cidade. “Eu estava preparado para disputar a eleição e estávamos bem posicionados, inclusive vencemos com 80% na chapa nacional. Mas o presidente estadual do PT nos chamou ao final do processo, entendendo a importância de construir a unidade, e propôs a formação de uma chapa consensual, com meu nome na presidência e o do companheiro Luan como vice”, disse Rosemberg.
O dirigente pontuou: “Acatei, para que pudéssemos passar esse sentimento de unidade à sociedade.”
O principal desafio da nova gestão, segundo o parlamentar, será reorganizar o PT em São Francisco do Conde e recuperar o protagonismo político que o partido já teve no município.
“Já elegemos uma prefeita e quatro vereadores. No entanto, na última eleição, por fatores diversos incluindo a composição da federação partidária, deixamos de disputar efetivamente o poder. Agora, nosso trabalho é rearrumar o partido para voltar a ser protagonista e disputar com força as próximas eleições, respeitando as pretensões locais e mantendo a aliança histórica com o PP”, afirmou.
Por fim, Rosemberg disse que o PED reafirma a democracia interna do PT, o único partido brasileiro onde a militância e os filiados escolhem diretamente seus dirigentes. “É um processo que fortalece nossas bases e nos prepara para os desafios futuros, especialmente na reconstrução de projetos populares nos municípios”, finalizou.

