O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou, durante evento realizado nesta sexta-feira (27), no Senai Cimatec, em Salvador, os avanços do Brasil, e especialmente do Nordeste, na produção de energia renovável.
“O Nordeste lidera com muita folga no Brasil a produção da energia, e a Bahia dentro do Nordeste é quem mais produz”, disse Rui.
O ministro ressaltou que, apesar do avanço, o principal desafio atual do setor energético é o armazenamento da energia renovável. Segundo ele, o Brasil hoje tem capacidade de produzir o dobro da energia que consome, mas ainda depende de usinas térmicas em momentos de baixa produção solar ou eólica.
Na ocasião, Rui Costa anunciou que o governo federal está preparando editais para sistemas de armazenamento de energia em larga escala.
“Vamos soltar editais agora para grandes sistemas de armazenamento de energia, para que a gente possa utilizar mais intensamente a energia eólica e solar, armazenando durante 4 ou 5 horas, para, nesses momentos em que o sol se for e que o vento não corresponder, a gente possa entrar com a energia armazenada, sem necessitar disparar a usina térmica, que é muito mais cara”, finalizou.
