O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, afirmou, nesta sexta-feira (27), que a Bahia “tem se tornado um polo importante de atração de investimentos”. O titular da pasta destacou, em entrevista concedida ao Política Ao Ponto, que a parceria com a China tem sido muito importante para o estado.
“Tanto o presidente Lula quanto o governador Jerônimo Rodrigues têm ido para estabelecer relações diplomáticas e comerciais no intuito de favorecer a geração de emprego e atrair novos negócios para o nosso estado. São exemplos dessa parceria a chegada da BYD, que se tornará em alguns anos a maior indústria automobilística das Américas em termos de quantitativo de trabalhadores e ao mesmo tempo de entrega de veículos”, pontuou Augusto, durante o evento que oficializa a chegada da fabricante global de turbinas eólicas Windey Energy no país.
“Temos investimentos na área da energia eólica, como é o caso da chegada dessa nova empresa, com um escritório que vai potencializar a chegada também de uma fábrica para que nós tenhamos a alavancada ainda maior pelos investimentos das energias renováveis”, projetou o secretário.
Segundo Augusto Vasconcelos, a Bahia já é um polo importante e dinâmico, “tanto da energia eólica quanto da energia fotovoltaica e solar”. “Outras áreas também da economia têm recebido investimentos, como são as obras de infraestrutura, a Ponte Salvador-Itaparica, que conta também com investimentos nessa parceria Brasil-China, e entre outras áreas da nossa economia, na indústria, na agricultura, no comércio, nos serviços, no turismo. A gente tem feito esse esforço para que a Bahia siga liderando a geração de empregos na região Nordeste”, disse.
BYD
Na oportunidade, o gestor falou também sobre a fábrica da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que estará em funcionamento já neste ano. Para Augusto, a BYD “é um dos mais importantes investimentos das Américas e se tornará em poucos anos a maior indústria automobilística”.
“A promessa de uma fábrica que vai produzir veículos com quase a totalidade dos componentes feitos e fabricados no Brasil. Não é apenas uma montadora, é uma fábrica que está se consolidando. Claro que há etapas dessa produção e a gente está acompanhando passo a passo. No próximo dia 1º de julho, faremos o acompanhamento das instalações dessa fábrica, que somente em um dos galpões tem mais de um quilômetro de extensão”, revelou.
Ainda de acordo com ele, existe a expectativa de geração de mais de 10 mil postos de trabalho com carteira assinada, “fora os empregos indiretos que serão promovidos a partir da chegada dessa importante indústria automobilística”.
“Temos feito reuniões periódicas para acompanhar a equipe, que, sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, está muito empenhada nesses temas, juntamente com o staff da empresa, conversando também com a Prefeitura de Camaçari, com o governo federal, para que nós possamos fazer da Bahia um importante vetor de desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente nessa área de carros elétricos”, detalhou.
Augusto Vasconcelos completou: “O futuro tem relação direta com a substituição dos combustíveis e a Bahia pode ser líder nesse setor. E a gente está trabalhando de maneira dedicada para esse projeto se consolidar e o quanto antes a gente ter a fábrica em pleno funcionamento”

