A partir desta segunda-feira (16) até quarta (18), Salvador sediará a Plenária da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – RBMLQ-I 2025. O encontro reunirá dirigentes, especialistas e técnicos dos 24 órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), além de representantes das superintendências regionais e das diretorias do Instituto, com o objetivo de fortalecer a rede, promovendo o alinhamento institucional.
A Plenária é considerada um dos momentos mais estratégicos da agenda institucional do Inmetro, servindo para alinhar diretrizes, apresentar resultados, debater desafios e propor avanços nos serviços prestados pela Rede em todo o país. Os participantes serão recebidos pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).
Segundo o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, o objetivo do evento é fazer um alinhamento para planejar as ações do segundo semestre e do próximo exercício. “Aqui, vão ser apresentadas metas, resultados e novos projetos para que a rede possa atender com ainda mais qualidade a indústria, o comércio e o serviço”, disse, em entrevista concedia ao Política Ao Ponto.
O diretor de Planejamento e Articulação Institucional do Inmetro, Maycon Danylo Monteiro, destacou que o evento é “muito importante e bem prestigiado”. “Toda a rede brasileira de meteorologia se encontra aqui em Salvador. O Ibametro é um órgão de grande importância, referência aqui no Nordeste. Viemos para prestigiar um encontro maravilhoso, onde todos os estados terão a oportunidade de trocar a experiência. A atividade vai ser maravilhosa, uma oportunidade ímpar, com a Bahia tendo o privilégio de sediar esse encontro, que nós chamamos de plenária. Aqui, algumas experiências exitosas serão trocadas”, destacou.
Um dos grandes destaques da Plenária 2025 será a construção de uma agenda nacional de prioridades para a atuação da RBMLQ-I. A programação prevê debates sobre transformação digital, sustentabilidade e inteligência artificial, temas que têm se mostrado cada vez mais essenciais para a modernização dos serviços públicos, o fortalecimento da indústria nacional e a proteção dos direitos dos consumidores.
Márcio André Brito reforçou o caráter histórico da iniciativa: “A realização da Plenária em Salvador consolida a retomada deste espaço fundamental, que ficou quase uma década sem ocorrer até ser retomado em 2024. É um espaço de construção coletiva, onde vamos alinhar nossos compromissos com a inovação, a qualidade e a proteção dos consumidores brasileiros”, destaca.
Na Plenária, a Coordenação-Geral da RBMLQ-I (Cored) apresentará os resultados e as novas diretrizes para os Órgãos Delegados, além de atualizações sobre os Sistemas da RBMLQ-I, com destaque para o Sistema de Gestão Integrada (SGI). As atividades incluem a realização das Câmaras Setoriais, que ocorrerão simultaneamente, organizadas por temas específicos das áreas técnicas, operacionais e de gestão.
Na programação estão previstas, também, apresentações institucionais da Coordenação-Geral de Comunicação e Relações Institucionais (Cgcom), da Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia (Dimci), da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel), da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), da Coordenação-Geral de Articulação Internacional (Caint), bem como da Procuradoria Federal (Profe), da Auditoria Interna (Audin), da Corregedoria (Coger), da Ouvidoria (Ouvid), da Diretoria de Administração e Finanças (Diraf) e da Diretoria de Inovação, Planejamento e Articulação Institucional (Dplan).
“É uma grande honra para o Ibametro sediar esse momento tão importante. Salvador vai receber a rede com toda a hospitalidade baiana, mas, sobretudo, com um compromisso sério com a troca de experiências, a evolução técnica e o fortalecimento da nossa atuação como órgão delegado”, afirma Thales Dourado, diretor-geral do Ibametro.
Finalizando a programação, acontecerá a entrega do Prêmio InovInmetro 2025, que reconhece projetos e práticas inovadoras no âmbito da Rede, e a eleição da sede da próxima Plenária.

