O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), classificou como “um dia muito simbólico e marcante para a cidade de Mariana e toda a região atingida pelo maior crime ambiental da história do Brasil” o anúncio de avanços do Novo Acordo Rio Doce, que alcança mais de 2,3 milhões de pessoas e prevê o pagamento de R$ 170 bilhões em indenizações e ações reparatórias pelas empresas envolvidas.
Rui elogiou o presidente Lula (PT) na ocasião. “Logo depois da sua posse, o presidente Lula nos chamou e disse: ‘quero que vocês olhem, com muito carinho, com muita atenção, com muita dedicação, para a gente fazer um acordo em Mariana”, disse nesta quinta-feira (12).
O ministro completou: “Hoje, com a sensação de dever cumprido, para que ele possa voltar a essa região onde ele teve 70% dos votos e dizer: “O meu compromisso eu cumpro. Me comprometi e estou entregando um acordo que alcança todas as comunidades atingidas e que atende o que era um desejo de reparação e de indenização a um crime ambiental que ficou conhecido no mundo inteiro”.
