A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), celebrou a aquisição de novos equipamentos para o exercício das atividades da pasta. Na manhã desta quinta-feira (15), durante o ato de entrega, a prefeita Débora Regis (União Brasil) acompanhou as explicações e especificidades dos itens.
Entre os equipamentos recebidos pela SEMMA estão: nove notebooks, dois scanners, duas impressoras portáteis e convencionais e dois aparelhos de ar-condicionado. Além de ferramentas essenciais para o trabalho de campo como: duas motosserras e motopodas, uma roçadeira e um soprador que vão atender ao Parque Ecológico.
A secretaria ainda recebeu um drone, equipamento multifuncional com reconhecimento facial, zoom de 200x, sensores termográficos e capacidade de operar sob chuva ou sol. Com autonomia de 40 minutos e alcance de oito quilômetros (km), a aeronave será uma aliada no combate a desmatamentos, invasões de áreas protegidas e monitoramento de recursos hídricos, além de se adequar para muitas aplicações, levantando informações do ambiente de modo mais detalhado e rápido.
A prefeita Débora Regis, comemorou a chegada dos novos recursos. “Hoje corrigimos uma antiga deficiência. Nossos técnicos precisavam, em muitos casos, usar equipamentos pessoais para suprir a falta de estrutura. Agora, entregamos ferramentas potentes que vão acelerar a reconstrução da nossa cidade”, afirmou.
O drone, adquirido por meio de um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), em parceria com o Ministério Público, é um recurso raro para os municípios brasileiros. “Poucas cidades têm acesso a uma tecnologia tão completa. Isso melhora a nossa capacidade de ação”, destacou Brígido Neto, secretário da SEMMA.
Antônio Jorge Rodrigues, técnico habilitado para operar o drone, explicou as possibilidades de uso. “Além de coibir crimes ambientais, ele nos permite antever e otimizar recursos com operações mais precisas”. Para ampliar o uso dessa tecnologia, a prefeitura promete capacitar mais profissionais, incluindo o secretário da pasta.
“As equipes do nosso Parque Ecológico vão receber treinamento para a operação e cuidado dos novos equipamentos e já providenciamos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) contra riscos que possam ameaçar a segurança e saúde dos nossos meninos”, explicou Débora.

