A situação dos impactos das chuvas que caem em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), segue sendo acompanhada pelas equipes da prefeitura. Nesta quinta-feira (8), técnicos da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), ressaltaram que a vazão da barragem Joanes I registra 40 centímetros de altitude, o que resulta na redução do nível dos rios.
Segundo o superintendente da Defesa Civil, Handerson Alves, um dos pontos de atenção atualmente é a tábua de maré. “Quanto ao nível dos rios, estamos aguardando a tábua de maré baixar para que os rios possam ter um escoamento do excesso de água, e com isso aliviar a pressão sobre o entorno sobre e os pontos de alagamento”, disse.
Em relação às chuvas, a prefeitura continua monitorando a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para esta quinta, na qual Lauro de Freitas ainda aparece com o alerta amarelo, para chuvas moderadas, que podem chegar até 50 milímetros durante todo o dia.
A gestão reforçou que além da SSPLF, outras secretarias continuam nas ruas, e seguem atendendo as demandas registradas pela Central de Monitoramento da cidade. O grupo integrado é composto por gestores e técnicos das secretarias municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos; Mobilidade Urbana (Semob); Saúde (Sesa); e da Semdesc.
Em caso de emergência, a população pode acionar os órgãos competentes por meio dos canais oficiais de atendimento 199 ou entrar em contato pelo WhatsApp: (71) 32888628.

