O presidente estadual do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, confirmou nesta quarta-feira (30) a adesão do partido à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo o parlamentar, a mudança de alinhamento político anunciada já está em prática, embora ainda dependa de formalização pela Executiva estadual da legenda.
“De fato nós estamos com o governador Jerônimo. Estamos mudando a linha e seguindo com ele daqui para frente”, afirmou Félix. O deputado minimizou o impacto da guinada no cenário eleitoral de 2026 e ressaltou que o PDT não havia firmado qualquer compromisso com o grupo de oposição para esse período. “Vou nem dizer que estamos mudando, porque não tínhamos nenhum compromisso para 2026”, pontuou.
Félix Mendonça também fez questão de destacar que a legenda cumpriu todos os acordos políticos firmados com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), até o momento. “Todos os vereadores apoiaram a candidatura de Bruno Reis”, reforçou. A fala busca conter possíveis críticas sobre quebra de alianças por parte do PDT, que atualmente tem membros históricos integrados à gestão municipal soteropolitana.
Ainda na entrevista, Félix negou que a entrada do partido na base governista estadual esteja condicionada à ocupação de cargos. Segundo ele, em nenhum momento houve pedidos formais de postos na administração estadual. “Isso não foi colocado na mesa. O que foi colocado é o fortalecimento do PDT e de suas ideias”, declarou. O parlamentar afirmou ainda que, se houver convites, a sigla ficará honrada, mas garantiu que o foco da aliança está na defesa de pilares como a educação.
Félix afirmou ter recebido de Jerônimo Rodrigues o compromisso de que os municípios governados pelo PDT terão atenção especial nas políticas públicas para o setor educacional. “Só com educação vamos conseguir mudar nosso país”, concluiu o pedetista.

