O deputado estadual Emerson Penalva (PDT) comentou, nesta terça-feira (29), o apoio oficial da legenda ao grupo político liderado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Apesar de não ter dialogado diretamente com o presidente estadual do PDT, o ex-deputado federal Félix Mendonça Júnior, Penalva afirmou que a tendência é de se manter no partido, mas afirmou que sua permanência dependerá do alinhamento da sigla com a oposição em 2026.
“Eu não conversei com o presidente Félix Mendonça, mas quero primeiro deixar registrada aqui minha deferência a Fábio [Mota, presidente do PDT em Salvador], por oficializar esse apoio. A tendência é que eu me mantenha no partido”, afirmou o deputado, durante entrevista à imprensa na Assembleia Legislativa da Bahia.
Penalva, no entanto, condicionou sua permanência futura à reconfiguração da posição do PDT no cenário político baiano. “Teve a questão da fidelidade partidária, mas em 2026, me deparando com uma conjuntura diferente, acredito no retorno do deputado Félix para apoiar o candidato da oposição. Caso isso não aconteça, a minha tendência é sair do partido”, declarou.
