O prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil), se reuniu, nesta terça-feira (15), com os secretários estaduais Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos) e Adolpho Loyola (Relações Institucionais), que apresentaram ao prefeito o Programa Bahia pela Paz, com destaque para os Coletivos Bahia pela Paz. Durante o encontro, o prefeito reafirmou o compromisso da gestão municipal em colaborar com o Governo do Estado na construção de políticas públicas que promovam ações sociais e prevenção à violência nos bairros atendidos.
A reunião também confirmou que Feira de Santana será contemplada com uma unidade do Convive, equipamento financiado pelo Governo Federal e vinculado ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública). O espaço será voltado à prevenção da violência, com foco na articulação comunitária. Segundo o prefeito Zé Ronaldo, o terreno já foi definido e as obras estão prestes a começar.
De acordo com o secretário Felipe Freitas, o envolvimento das prefeituras é essencial para o sucesso da política de proteção social e construção de uma cultura de paz. Ele destacou o apoio total do prefeito Zé Ronaldo e adiantou que, em maio, o governador Jerônimo Rodrigues visitará os Coletivos já em funcionamento nos bairros de Conceição e Mangabeira, acompanhado de representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Defensoria Pública.
A parceria entre Estado e município prevê a atuação conjunta de profissionais da assistência social, agentes comunitários de saúde e redes da sociedade civil na promoção dos direitos da juventude. As ações incluem busca ativa dos beneficiários do programa, iniciativas educativas e articulações para prevenir a violência em comunidades vulneráveis.
O secretário Adolpho Loyola reforçou que o Governo do Estado busca manter diálogo contínuo com os municípios. Segundo ele, essa orientação do governador visa à construção de relações institucionais sólidas. Loyola afirmou ainda que pretende se reunir com prefeitos de todas as cidades que receberão os Coletivos Bahia pela Paz, com o objetivo de assegurar o engajamento local nas ações.

