Salvador, 12/01/2026 06:06

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Rosemberg Pinto afirma que Éden Valadares deve disputar a reeleição para presidência do PT-Bahia

Rosemberg
Política ao ponto
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Rosemberg Pinto (PT), pediu que Éden Valadares reconsidere sua decisão de não disputar a reeleição à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores. A manifestação ocorre a menos de três meses da eleição interna marcada para 6 de julho. Para Rosemberg, nenhum dos nomes apresentados até o momento reúne as mesmas condições políticas de Éden para conduzir a legenda em um cenário de disputa intensa em 2026. 

Mesmo ciente de que o atual presidente decidiu abrir mão da candidatura após o resultado de uma pesquisa interna que apontava baixa viabilidade eleitoral, o deputado insiste que Éden possui o perfil mais adequado para liderar o PT baiano neste momento. Segundo ele, o dirigente tem capacidade de reorganizar o partido no interior do estado, dialogar com os aliados e preparar o caminho para a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Rosemberg ainda admitiu que a gestão de Éden cometeu erros, mas afirmou que as falhas foram compartilhadas com toda a Executiva estadual. “Eu acho que nós precisamos corrigir e essa correção deve ser coletiva. O partido é um partido que tem uma Executiva. Nós não podemos jogar toda a responsabilidade dos erros cometidos ao presidente. Todos nós somos um pouco responsáveis por isso”, disse o parlamentar. 

Apesar de afirmar que está isolado na tentativa de reverter a decisão de Éden Valadares, o deputado disse que continuará buscando apoio interno para convencer o dirigente a se manter na disputa. “Eu tenho a obrigação de colocar a minha opinião. Espero convencer alguns companheiros e companheiras de tudo que está sendo apresentado com respeito a todos. Mas acho que as virtudes de Éden são maiores do que possíveis defeitos na condução do nosso partido”, concluiu Rosemberg.  

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade