O chefe de gabinete do senador Jaques Wagner, Lucas Reis, afirmou nesta segunda-feira (7), durante a entrevista De Cara com o Líder, que a trajetória política do governador Jerônimo Rodrigues é um exemplo de compromisso com os movimentos sociais e de sensibilidade na gestão pública. Ele lembrou que Jerônimo tem origens nas lutas comunitárias e que sua atuação no Executivo reflete a experiência acumulada ao longo de décadas de militância e trabalho técnico.
“Jerônimo é alguém forjado nos movimentos sociais. Vem do Movimento de Organização Comunitária, que formou politicamente muitos jovens, incentivou cooperativas e o desenvolvimento local. Tudo o que ele aplica hoje como governador é fruto dessa vivência. Ele não apenas dialoga com os movimentos sociais — ele é parte deles”, afirmou.
O chefe de gabinete destacou que Jerônimo passou por funções estratégicas, como a coordenação do programa de governo de Rui Costa e, no âmbito federal, exerceu cargos no Ministério do Desenvolvimento Agrário durante os governos Dilma Rousseff. Segundo ele, foi esse trabalho desempenhado que o preparou para governar a Bahia, ressaltando todo o esforço que o governador tem feito nos quase três anos de sua gestão.
“É um sujeito completo, experiente e com uma capacidade de compreensão que nasce da própria trajetória de vida. Isso o diferencia na forma de governar e de se relacionar com o povo”, frisou.
Ele avaliou que a vitória no primeiro turno só não ocorreu por um detalhe e afirmou que ficou evidente que a Bahia queria “continuar avançando”. Como prova disso, citou a expressiva votação de Lula no estado, além da vitória de Jerônimo no segundo turno. Para Lucas Reis, tanto Jerônimo quanto o presidente Lula têm governado com foco em quem mais precisa, mesmo diante das dificuldades enfrentadas nos cenários estadual e federal.

