O deputado estadual Manuel Rocha destacou os desafios enfrentados pelo agronegócio na Bahia, especialmente no que se refere à infraestrutura energética. Segundo o parlamentar, um dos principais entraves ao desenvolvimento do setor tem sido a atuação da concessionária de energia Coelba.
“O que nós temos feito ao longo dos últimos anos é estreitar as relações entre os produtores rurais, sejam eles os grandes produtores do agronegócio, os pequenos da agricultura familiar com poder público, poder legislativo, poder executivo e também Ministério Público e Judiciário”, afirmou Rocha.
O deputado ressaltou que a falta de infraestrutura energética adequada tem impedido o crescimento econômico no interior do estado. “Temos ainda um desafio grande que é o gargalo da infraestrutura energética. O governo do estado comprou a briga, um ponto positivo, com o governador Jerônimo, que diz já publicamente que a Coelba está sendo um obstáculo ao desenvolvimento do estado”, disse.
Rocha pontuou que a falta de energia adequada prejudica diretamente a geração de empregos e renda no campo. “E realmente é o que nós temos escutado pelo interior da Bahia, onde grandes produtores rurais não conseguem gerar emprego e renda porque não tem a infraestrutura energética necessária que tem que ser disponibilizada pela Coelba”, explicou.
Diante dessa situação, o parlamentar garantiu que continuará cobrando melhorias e reforçando a necessidade de soluções urgentes. “Então vamos intensificar esse combate, essa cobrança, ainda mais com o prazo da concessão chegando ao fim”, concluiu.

