O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou que o primeiro projeto que enviará à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) será voltado à alfabetização. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva, concedida nesta quarta-feira (5), durante o evento de leitura de sua mensagem anual na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador.
“Ainda temos uma taxa muito baixa de alfabetização. E isso, mesmo sendo de responsabilidade dos sistemas municipais, desde a creche até o Ensino Fundamental 1 e 2, eu quero ajudar”, afirmou o governador.
Para enfrentar essa realidade, Jerônimo enfatizou que a proposta contará com investimentos na construção de creches e escolas, capacitação de profissionais e implantação de um sistema de monitoramento da educação.
Além da educação, Jerônimo Rodrigues reforçou a segurança pública como uma pauta prioritária para seu governo. Segundo ele, a colaboração do governo federal será fundamental para fortalecer os estados e municípios nesse setor, garantindo mais recursos para a Polícia Militar e o sistema prisional.
Outro tema abordado foi o meio ambiente, com ênfase na transição energética. O governador reconheceu os desafios da área e afirmou que avanços são necessários para garantir um desenvolvimento sustentável no estado.
Em relação à infraestrutura, Jerônimo ressaltou que este será um ano de intensos investimentos. Entre os projetos mencionados estão a construção da ponte Salvador-Itaparica, a ampliação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a revitalização da Enseada de Paraguaçu e a parceria com o governo federal para melhorias na BR-324. O governador adiantou que visitará, em breve, a indústria responsável pela remodelagem e manutenção do VLT em São Paulo.
Jerônimo Rodrigues também destacou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao município de Paramirim, na sexta-feira (7). Durante a viagem, o presidente fará entregas de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), incluindo investimentos em saúde, infraestrutura e abastecimento de água, com a construção de barragens para garantir o acesso ao recurso hídrico no interior do estado.

