O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu nesta quarta-feira (5) a permanecia de Alexandre Silveira como ministro de Minas e Energia, ao mesmo tempo em que afirmou não ter pressa em realizar mudanças ministeriais. Lula ainda elogiou Silveira e disse que ele é um “ministro excepcional”.
“Silveira é um ministro excepcional. Poucas vezes o Ministério de Minas e Energia teve um ministro com a competência, a vontade de brigar, como o Silveira. Ele será mantido ministro. Não há porque mexer em uma coisa que está fazendo uma revolução no setor energético e de minas do País. Ainda vou discutir muito com o PSD e os partidos, porque não tenho pressa a fazer reforma”, declarou em entrevista às rádios Itatiaia, Mundo Melhor e BandNewsFM BH, de Minas Gerais, na manhã desta quarta.
Segundo matéria do InfoMoney, Lula também sugeriu a possibilidade de fazer apenas ajustes no primeiro escalão de seu governo, após conversas com partidos, como o PSD, do próprio Silveira e do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (MG). E afirmou que dependerá de Pacheco decidir se quer ser ministro do governo federal e se quer ser candidato ao governo de Minas Gerais.
“Se eu falar para você que eles vão ficar, você vai dizer que Lula não faz mudança no governo. Mas posso te dizer que meu sonho com o Pacheco é mostrar a ele que ele é a figura pública mais importante de Minas Gerais e que se ele quiser ser o candidato a governador ele poderá ser o futuro governador. É só ele querer para a gente trabalhar para ele ser eleito. Ele vai ter que decidir”, afirmou.
Lula disse que pretende se reunir com Pacheco e com integrantes do PSD depois das férias que o senador pretende tirar. O presidente pontou, porém, que não há pressa para que esse encontro ocorra, mas que o PSD terá de “demonstrar o que tem”.
