“Eu não tô olhando 2026, eu não estou tratando do voto, em 2026 quem quiser votar, eu vou agradecer”. Essas foram as palavras do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ao negar, nesta terça-feira (4), que tenha ocorrido reuniões entre ele e prefeitos que antes estavam alinhados com o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto — como foco formar alianças para as eleições de 2026.
Segundo Jerônimo, ele tem convidado os líderes municipais para discutir o tema da saúde pública, independente da inclinação politica dos mesmos. “Eu não vou ter vergonha, nem medo, eu estou pedindo ajuda dos prefeitos para a gente resolver e enfrentar o tema da saúde e da atenção básica”, declarou ele durante um evento de anúncio de um pacote de investimentos para saúde pública nos municípios baianos, em Salvador.
“Vamos pegar como exemplo esse evento de hoje, eu vi na lista de quem confirmou, a gente mandou um convite para todos os prefeitos, convidamos secretários e secretárias, mas também saiu convite para prefeitos e prefeitas, e eu não olhei de quais partidos foram. Mas eu vi ontem a noite, já de madrugada, quais prefeitos haviam confirmado, e por exemplo, o prefeito de Salvador [Bruno Reis] confirmou, espero que ele venha, vamos discutir um tema de interesse para Salvador, o prefeito de Feira de Santana [Zé Ronaldo] confirmou, a prefeita de Vitória da Conquista [Sheila Lemos] também, então, prefeitos que a gente sabe que tem uma ligação muito forte de oposição a mim”, completou.
Apesar disso, Jerônimo não descartou a possibilidade de que estas articulações levem a um futuro apoio à ele. “Agora, eu vou, desde já, pedir, eu quero apoio, mas não é esse o meu objetivo, meu objetivo é dizer: ‘senta aqui, que a gente quer discutir a saúde e a atenção básica’, e se esses prefeitos quiserem, a gente vai colocar mais recursos”, disse o petista.
