A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3) para avaliar o cenário para a eleição presidencial de 2026. Segundo o levantamento, que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) lideram o ranking de rejeição dos brasileiros.
De acordo com a pesquisa, Haddad é rejeitado por 56% dos entrevistados. Já Eduardo tem uma rejeição de 55%. Os entrevistados tinham de responder se conheciam e votariam; se não conheciam; ou se conheciam e não votariam. Ao todo, foram citados 12 nomes na lista. Após Haddad e Eduardo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o terceiro mais rejeitado pelos brasileiros, rejeitado por 53%.
Em seguida, aparece Ciro Gomes (PDT), com 52%; e o cantor Gusttavo Lima, rejeitado por 50% dos brasileiros na política. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro empatam em rejeição, com 49% cada.
A pesquisa entrevistou 4.500 pessoas presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

