O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, expressou sua expectativa para o início do ano letivo e ressaltou a importância de uma parceria entre as redes municipal, estadual e privada para garantir uma educação de qualidade. Durante sua fala, o governador enfatizou o impacto do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o papel das prefeituras no início das aulas.
“Estou ansioso para iniciar o ano letivo, com toda a parceria. A rede municipal, a rede estadual, a rede privada, inclusive, para a gente poder começar o ano, esse ano é um ano de prova do IDEB, quando se avalia a qualidade da educação brasileira, e nós precisamos comparar tudo”, afirmou Jerônimo Rodrigues, destacando a relevância do IDEB para medir o desempenho educacional no país.
O governador fez um apelo aos prefeitos e prefeitas para que o ano letivo fosse iniciado ainda em fevereiro, reforçando que o atraso no início das aulas pode prejudicar o desenvolvimento dos estudantes. “Eu tenho pedido aos prefeitos, às prefeitas, que nos ajude a iniciar o ano letivo, ainda em fevereiro. Se alguns municípios pensam em começar em março, é muito ruim, porque nós estamos desde meados de dezembro, janeiro e fevereiro. Então cerca de três meses sem os estudantes terem a oportunidade de ir na escola, se alimentar, ter atividades lúdicas, fazer seus exercícios, praticar cultura”, explicou.
Além da abertura do ano letivo, o governador também destacou a entrega de 83 ônibus escolares que serão distribuídos para todos os municípios baianos, com o objetivo de facilitar o acesso dos estudantes às escolas, principalmente nas áreas mais afastadas. A entrega dos veículos faz parte das ações do governo estadual para melhorar a infraestrutura educacional no estado.
