O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que a segurança pública deve ser discutida de forma mais ampla para juventude durante a inauguração do primeiro Coletivo do Programa Bahia pela Paz, no bairro de Águas Claras, na capital baiana, na manhã desta terça-feira (28),
Além do chefe do poder executivo estadual, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) marcou presença e destacou que essa ferramenta é uma forma de enfrentamento ao crime organizado. Os Coletivos Bahia pela Paz têm principal objetivo de acolher os jovens, além de fazer uma busca ativa a juventude que está fora dos programas sociais do governo do estado.
Nesse espaço, os jovens poderão acessar direitos e serviços como formações, linhas de crédito, capacitações para o trabalho, entre outras políticas públicas de educação, cidadania e cultura. A localização dessa ferramenta para juventude foi escolhida pensando nas comunidades que enfrentam altos índices de violência.
“Aqui nós pegamos a partir dos dados da inteligência e da Secretaria de Segurança Pública quais são as comunidades que têm sofrido com violência e nós vamos instalar nessas comunidades e nesses municípios. Portanto, a minha expectativa é que a gente possa construir um ambiente de busca ativa, de diálogo com a comunidade. É essa ação, juntar aqui um ambiente de cultura, de esporte, de lazer, de geração de renda, de educação para a gente poder enfrentar o tema da segurança de uma forma mais ampla e mais segura”, afirmou Jerônimo.

