Em meio ao momento em que o governo tenta desmentir uma série de fake news sobre taxação do PIX, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá fazer uma reunião, nesta segunda-feira (13), com o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira. O encontro terá a presença do secretário de Comunicação Institucional, Laércio Portela, conforme noticiou o jornal O Globo.
Uma instrução normativa da Receita Federal faz com que órgão passe a receber informações sobre transações financeiras que ultrapassem R$ 5 mil mensais para pessoas físicas. A medida não se restringe apenas ao PIX, mas abrange todas as formas de movimentação financeira, incluindo TEDs, saques e depósitos.
Somente os bancos tradicionais eram obrigados a fornecer informações sobre as movimentações de seus clientes. A instrução normativa estende a obrigação também às operadoras de cartão de crédito, fintechs e às instituições de pagamento.
O presidente Lula e o ministro da Fazenda Fernando Haddad publicaram vídeos nas redes sociais para tentar conter as fake news.
“Tem uma quantidade enorme de mentiras, em todas as redes sociais, dizendo que o governo vai taxar o Pix. Eu quero provar que é mentira. O governo não vai taxar o Pix. O que nós podemos fazer é fiscalizar para evitar lavagem de dinheiro. Vou doar R$ 1.013 para resolver o problema da dívida do Corinthians. Estou junto com a torcida do Corinthians. Eu acredito no Pix, acredito no governo e nós não vamos taxar”, disse o presidente Lula nas redes sociais ao fazer doação para o time paulista

