Nesta segunda-feira (16), durante a inauguração do Teatro e Centro de Convenções de Feira de Santana, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, detalhou planos e avanços relacionados à expansão do metrô de Salvador, ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e à construção de um trem ligando Salvador a Feira de Santana. Ele também comentou sobre obras na BR-324, trecho entre Salvador e Feira.
Jerônimo iniciou sua fala destacando a continuidade das obras do metrô de Salvador. “Quando eu assumi o governo, eu chamei a empresa, a CCR, que gerencia o metrô, pra gente tratar de duas frentes. Uma foi a entrega do tramo 3, nós já entregamos, depois o tramo 4, que liga a Lapa, a estação da Lapa, até o Campo Grande. Esse já tá em fase, quase que final. Eu aguardava que nós pudéssemos conceder pra que a CCR, ela mesma, pudesse fazer a obra, mas demoraria muito. O processo dele, por incrível que pareça, seria mais lento do que o nosso do Estado. Então, eu estou cuidando pra que o Estado possa fazer o complemento do tramo 3, sair no Campo Grande, com obra pública.”
Sobre o VLT, o governador reforçou a importância da integração com o metrô para melhorar o transporte no Subúrbio Ferroviário. “Naquele momento, também, nós começamos sobre o VLT, pra ver se a ação do VLT pudesse desaguar dentro do metrô, para que a gente pudesse botar mais carga e criar viabilidade, é claro, qualidade de vida para o Subúrbio do transporte coletivo, mas a carga do subúrbio em algum momento cairia dentro do VLT, ou do metrô.”
Outro projeto estratégico mencionado foi o estudo de viabilidade para a construção de uma linha ferroviária conectando Salvador a Feira de Santana. “Naquele momento ali a terceira pauta foi o estudo que eu encomendei para que pudesse avaliar um trecho com trilhos até Feira de Santana, Salvador-Feira. Esse estudo está encomendado. Agora o governo federal também tem uma encomenda, o que é bom para nós. Dá para a gente confrontar os dois estudos. E assim a gente tendo esse material, acho que até meados do ano eu espero que esse material já esteja com o estudo bem efetivo, porque nós vamos ter um impacto mais à frente com a saída da ponte [Salvador-Itaparica].”
O governador também reforçou a importância das obras na BR-324, que conecta Salvador a Feira de Santana, como parte das ações para melhorar a mobilidade entre as duas cidades.
Esses projetos reforçam o compromisso do governo estadual em modernizar a infraestrutura de transporte da Bahia, promovendo integração, eficiência logística e qualidade de vida para a população. Com investimentos em diferentes modais, a expectativa é que Salvador e Feira de Santana se tornem ainda mais conectadas, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região.

